Mãe é presa por omitir estupros da filha em Manaus

Manaus (AM) — Uma mulher de 37 anos foi presa na segunda-feira (5), no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus (AM), por omissão imprópria no crime de estupro de vulnerável cometido contra sua filha de 8 anos. Segundo a Polícia Civil, a mãe sabia que a criança era abusada sexualmente pelo padrasto, de 24 anos, e não apenas se calou, como também tentou interferir nas investigações para inocentá-lo.

De acordo com a delegada Mayara Magna, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o caso começou a ser investigado em dezembro de 2025, após a prisão do padrasto. A denúncia surgiu quando a criança fez um desenho na escola que indicava sinais de abuso. A partir disso, a polícia aprofundou as apurações e descobriu que a mãe tinha conhecimento dos crimes.

“Ela era conivente com os abusos que o padrasto praticava contra essa criança. A vítima relatou que, por várias vezes, tentou informar a mãe de que estava sendo abusada. A partir disso, passamos a desconfiar que ela tinha conhecimento dos fatos e nada fez para evitar ou impedir os abusos”, afirmou a delegada.

Conversas encontradas no celular da mulher comprovaram que ela sabia dos estupros e ainda orientou uma testemunha a mentir em depoimento para proteger o companheiro. A prisão da mãe ocorreu no local de trabalho dela, um mês após a detenção do agressor.

A mulher responderá por omissão imprópria em crime de estupro de vulnerável e por tentativa de obstrução de justiça. Ela foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Publicar comentário