
David Almeida fiscaliza obras do Parque Rosa Almeida
Manaus (AM) — O prefeito David Almeida realizou nesta semana uma visita técnica às obras do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, na Zona Leste da capital amazonense. O projeto, que leva a assinatura do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, está em ritmo acelerado e promete transformar a paisagem urbana e cultural da cidade.
Localizado no emblemático ponto de encontro dos rios Negro e Solimões — área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — o parque será um dos maiores empreendimentos turísticos e culturais da região Norte. A previsão é que a obra seja entregue no segundo semestre de 2026.
Obra de grande porte
Com 17 mil m² de área total e 4 mil m² de área construída, o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida foi idealizado para integrar natureza, arquitetura e história. O nome homenageia a mãe do prefeito, Rosa Almeida, e reforça o caráter afetivo do projeto.
O espaço contará com:
■ Mirantes panorâmicos com vista para o fenômeno natural do encontro das águas
■ Auditório multiuso para eventos culturais e educativos
■ Galeria de arte e exposições permanentes
■ Áreas de convivência e lazer com paisagismo nativo
■ Trilhas ecológicas e espaços para práticas esportivas
Durante a inspeção, David Almeida afirmou que o parque será um divisor de águas para o turismo e a valorização da Zona Leste:
“Sem dúvida alguma será um dos grandes legados da nossa gestão. Este será um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Manaus. Aguardem, no meio do ano que vem, mais uma grande obra para a cidade”, declarou o prefeito.
A visita contou com a presença de engenheiros, secretários municipais e representantes da Fundação Oscar Niemeyer, que acompanha a execução do projeto para garantir fidelidade ao traço original do arquiteto.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o parque será totalmente acessível, com rampas, sinalização tátil e espaços dedicados à inclusão social. O projeto também prevê o uso de energia solar, reaproveitamento de água da chuva e materiais sustentáveis.









Publicar comentário