
Manaus (AM) – Uma ação de fiscalização da Prefeitura de Manaus, por meio da Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), resultou na interdição de um açougue localizado na Zona Oeste da capital. Durante a ofensiva, desencadeada após denúncias, os fiscais apreenderam e inutilizaram 116 quilos de carnes que estavam em condições sanitárias totalmente irregulares.
Os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos foram ao endereço na última sexta-feira (19) após moradores denunciarem que o estabelecimento realizava o descarte irregular de restos de alimentos em vias públicas próximas. Ao entrarem no comércio, as equipes constataram um cenário de graves infrações.
De acordo com a subsecretária em exercício da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, o local funcionava sem licença sanitária e não possuía a estrutura física mínima necessária para a manipulação segura de alimentos. Na câmara frigorífica, os agentes flagraram carnes descongeladas, sem comprovação de origem e sem nenhuma certificação. Havia ainda peças de costela bovina em contato direto com vísceras, uma prática que eleva consideravelmente o risco de contaminação cruzada.
Ao todo, o órgão recolheu 116 quilos de produtos impróprios, incluindo a costela, peças de frango temperado e charque. Todo o material foi destruído e descartado no próprio local na presença do proprietário. Além de manter as portas fechadas até realizar as reformas exigidas, o estabelecimento responderá a um Processo Administrativo Sanitário (PAS), com multas que podem variar de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), fixadas atualmente em R$ 152,78 por unidade.









Publicar comentário