Prefeitura promove torneio de robótica na Zona Oeste

Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na tarde desta terça-feira (23) o Campeonato de Robótica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste. O evento, que reuniu estudantes do 5º ao 9º ano de oito unidades de ensino da rede municipal, foi sediado na Escola Municipal Lírio do Vale, localizada na Zona Oeste da capital.
⁠ ⁠
A competição faz parte do cronograma de ações da Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE) da Semed, que visa fortalecer o letramento digital, o pensamento computacional e a aplicação de conceitos de Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no ambiente escolar. Durante as atividades, os alunos disputaram cinco vagas para representar a DDZ Oeste na Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati), prevista para ocorrer em novembro deste ano.
⁠ ⁠
As disputas foram divididas em duas modalidades técnicas: “Estoura Balão”, que utilizou os conjuntos de blocos do kit RoboKids com a participação das escolas Maria Madalena Corrêa, Maria Rufina e General Aristides; e “Labirinto”, focada na montagem e programação avançada com o kit Lego Spike Prime, disputada pelas escolas Lírio do Vale, Guilherme Barker, Senador Fábio Lucena, Antônia Medeiros e Eliana Lúcia.
⁠ ⁠
O chefe da DDZ Oeste, Ronaldo Barreto, e a assessora de tecnologia, Yvana Costa, acompanharam as apresentações e ressaltaram a qualidade técnica e a criatividade dos protótipos desenvolvidos pelos alunos com o suporte dos professores orientadores. Para os gestores, a iniciativa fomenta o protagonismo juvenil e prepara os estudantes da rede pública para os desafios do mercado tecnológico contemporâneo.

Publicar comentário